“A enorme crise de Saúde Pública ocasionada pela Pandemia da Covid 19, provocou uma disrupção sem precedentes que agravou e realçou os Riscos Psicossociais, tendo colocado em evidência a relevância da Saúde e do bem-estar dos trabalhadores”.
O SPO/Mediação está com todos e para todos! Procuramos, diariamente, zelar pela Saúde e Bem-estar de quem precisa…..
Mas, Neste Dia Mundial dos Professores, só podíamos estar Convosco e para Vós!
Quisemos proporcionar-vos, de forma singela mas sentida, algum bem-estar e motivação, proteção e promoção da vossa Saúde Mental, por forma a poderem realizar as vossas capacidades, poderem fazer face ao stress normal da vida e ter um funcionamento pleno!
Temos a esperança de poder ter contribuído um pouco para a vossa realização pessoal, emocional e crescimento psicológico, com este pequeno gesto.
Para finalizar, seguindo o exemplo de Albert Camus (cuja carta escrita para o seu professor primário, Louis Germain, logo depois de ter recebido o Prémio Nobel de Literatura, em 1957, se segue),
A todos vós, caros colegas Professores: o nosso muito OBRIGADA!
O SPO/Mediação – Anita e Cátia
***
“A gratidão de Albert Camus ao professor que marcou sua existência……..porque para Mr. Germain, ser professor era uma forma de dar sentido à existência!
19 de novembro de 1957
Caro Monsieur Germain,
Deixei que passasse um pouco o movimento que me envolveu todos esses dias antes de vir-lhe falar-lhe de coração aberto. Acaba de me ser feita uma grande honra que não busquei, nem solicitei. Mas quando eu soube da novidade, meu primeiro pensamento, depois de minha mãe, foi para você. Sem você, sem essa mão afetuosa que você estendeu ao menino pobre que eu era, sem seu ensino, sem seu exemplo, nada disso teria acontecido. Eu não faço questão dessa espécie de honra. Mas essa é ao menos uma ocasião para dizer-lhe o que você foi e é sempre para mim, e para assegurar-lhe que os seus esforços, o seu trabalho e o coração generoso que você coloca em tudo que faz, sempre de maneira viva com relação a um de seus pequenos discípulos que, não obstante a idade, não cessou jamais de ser seu aluno reconhecido. Eu o abraço com todas as minhas forças.
Albert Camus
***