A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido este dia por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar e relembrar alunos, professores, pais, políticos e governantes para a necessidade de uma educação baseada em valores como o respeito, a equidade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência.
Só com a paz e a não violência é possível promover relacionamentos saudáveis, fomentar a amizade e a comunicação. A paz é sentirmo-nos bem connosco e com os outros, é perceber que a vida tem sentido e que o nosso mundo é único e temos que cuidar dele cada dia e em todos os espaços onde estamos… a escola é um espaço para viver e conviver sem violência.
Estejamos atentos uns aos outros, saibamos ouvir, ter paciência, ser compreensivos e tolerantes.
“A maior força de um homem e de um povo está na não-violência.
Experimentem”.
Mahatma Gandhi
É missão do SPO/Mediação alertar e prevenir, garantindo um sentido à vida dos alunos, ao apoiar o desenvolvimento do sistema de relações na comunidade escolar – “A escola não cria violência sozinha, apenas reproduz a violência dentro dela. Mas também pode ser um meio de diminuí-la se atuar com conteúdos que ofereçam sentido à vida dos alunos” (Mário Sérgio Cortella).