Entre os dias 6 e 9 de Setembro realizaram-se as jornadas formativas do Agrupamento de Escolas de São Martinho, começando com a abertura do XV Colóquio Communicare et Educare: “Atuais desafios da escola: descentralização, capacitação digital e desenvolvimento pessoal e social”.
Após as boas vindas por parte do Diretor do Agrupamento seguiu-se o habitual discurso de contextualização do colóquio, tendo o prof. José Queijo Barbosa aproveitado o momento para apresentar os diversos atos formativos e respetivos formadores:
Tema 1 – SER…olhando o outro, ato formativo que esteve a cargo da mediadora social Cátia Brás e dos professores Cristina Silva e José Barbosa.
Tema 2 – Projeto MAIA: avaliação pedagógica e aprendizagens efetivas, que esteve a cargo da prof.ª Isabel Nunes.
Tema 3 – Plataforma Teams: novas abordagens, que esteve a cargo dos professores António Caia e Celso Fernandes.
Tema 4 – A Escola: o respeito pelas diferenças e singularidades (da teoria à prática – os desafios), que foi orientada pela profª Alda Monteiro e pela psicóloga Anita Costa.
Cada grupo realizou quatro sessões com grupos de professores constituídos por 23 elementos cada.
Os atos formativos ficaram hoje mesmo concluídos com mis duas iniciativas, uma interligada com a autarquia e intitulado “Desenvolvimento do Desempenho Criativo em Contextos Educativos”, que esteve a cargo da Dra. Cristina Costa Lobo, outra em interligação com a CPCJ de Santo Tirso, orientada pelas Dras. Marina Rodrigues e Cátia Guimarães e intitulado “Como referenciar e sinalizar situações no âmbito da CPCJ”.
Também o pessoal não docente e as Associações de Pais ficam esquecidos no XV Colóquio Communicare et Educare, estando programadas duas sessões de “SER…olhando ou outro” já para a próxima terça-feira e um outra para a última semana de setembro.
Voltando à abertura do colóquio ocorrida no dia 6 de setembro realizou-se um painel que o coordenador dos Projetos Escolares e atual subdirector do agrupamento, professor José Queijo Barbosa, dinamizou com a Vereadora do pelouro da Educação, Eng.ª Sílvia Tavares e os três presidentes das juntas de freguesia da área de influência do agrupamento: Jorge Faria (Vilarinho), Moisés Andrade (Roriz) e Marco Cunha (Vila Nova do Campo).
Na segunda parte da abertura do colóquio efetuou-se a habitual entrega de prémios de mérito aos melhores alunos de 2021-2022, não só na área curricular, mas também nas áreas artística, desporto e cidadania.
Refira-se ainda que a abertura do colóquio esteve a cargo do grupo musical e coral agrupamento, orientado pelo professor João Fernandes, que brindou todos os presentes com o já habitual Hino do Agrupamento e também como o novo tema relacionado com o projeto integrador do ano letivo, intitulado «LENDAS, HISTÓRIAS e OUTRAS MEMÓRIAS … ».
A bibliotecária, prof.ª Filomena Branco e o subdiretor, prof. José Barbosa, foram os apresentadores de serviço.
Recordamos finalmente uma citação proferida no decurso dos trabalhos, da autoria de Paulo Freire, com uma visão da interligação escola/educação com a sociedade/mundo:
“A Educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas transformam o Mundo.”.