A 6.ª edição do Fórum EDUCA, organizado pela autarquia com a parceria do Centro de Formação Sebastião da Gama realizou-se este ano na Escola Básica da Ponte, tendo como tema “Olhar a Escola: vozes que precisam ser ouvidas”.
No Fórum realizaram-se oficinas muito diversificadas como: Inclusão: Afetos e Sexualidade; A Voz como instrumento de trabalho; Biblioteca Escolar e Cidadania: pensar e transformar o mundo; Projetos Artísticos: (re)criar caminhos; A Planificação e a Avaliação das Aprendizagens na Escola da Ponte: ideias fundamentais, política educativa e dispositivos pedagógicos; Promoção da Saúde Mental em contexto escolar Sandra Silva; Parentalidade e Educação Positiva; Educação em Cidadania ativa: fomentar a democracia em ambiente escolar; Musicoterapia em contexto escolar, a escuta entre o som e o silêncio e, finalmente, Manuais Digitais: Espaços de Aprendizagem, esta última dinamizada pelo adjunto da nossa Direção, Celso Fernandes.
Um dos pontos fortes deste encontro de educação foi o habitual painel intitulado “As vozes das Escolas: Projetos das Escolas e Agrupamentos de Santo Tirso, que foi mais uma vez moderado pelo subdiretor do nosso agrupamento, José Queijo Barbosa.
O projeto que apresentamos consistiu nas diversas perspetivas em que abordamos o património local, tendo a introdução ficado a cargo da aluna Mariana Oliveira (8.º B), seguida de um filme realizado de propósito para este evento.
O nosso filme terminou com as seguintes palavras:
E se dizemos que o estudo do passado ajuda a compreender o presente e a preparar o futuro… …também é verdade que o futuro é aquilo que hoje projetamos Valorizemos o Património! |