Entre os dias 5 e 7 de setembro realizaram-se as jornadas formativas do Agrupamento de Escolas de São Martinho, começando com a abertura do XVI Colóquio Communicare et Educare: “Viver a Liberdade”.
Após as boas vindas por parte do Diretor do Agrupamento seguiu-se o habitual discurso de contextualização do colóquio, tendo o prof. José Queijo Barbosa aproveitado o momento para apresentar os diversos atos formativos e respetivos formadores:
ACD Liberdade para sentir e partilhar …… Formadores: Cátia Brás, Cristina Silva, José Barbosa |
ACD Liberdade para reconhecer e valorizar …… Formadoras: Marisa Ferreira, Carla Ramalho |
ACD Liberdade para promover e disseminar …… Formadores: António Caia, Celso Fernandes,Tiago Barros,
Cristina Machado, Esmeralda Carvalho |
ACD Liberdade para incluir e integrar …… Formadoras: Alda Monteiro, Anita Costa |
Cada grupo realizou quatro sessões com grupos de professores constituídos por 22 elementos cada. Os atos formativos vão ter ainda uma sessão destinadas a membros das Associações de Pais (Liberdade para sentir e partilhar).
Voltando à abertura do colóquio ocorrida no dia 5 de setembro realizou-se igualmente uma intervenção da Sra. Vereadora da Educação, Eng.ª Sílvia Tavares, que abordou o tema “As mulheres e a Liberdade
Na segunda parte da abertura do colóquio efetuou-se a habitual entrega de prémios de mérito aos melhores alunos de 2022-2023, não só na área curricular, mas também nas áreas artística, desporto e cidadania.
Refira-se ainda que a abertura do colóquio esteve a cargo do grupo musical e coral agrupamento, orientado pelo professor João Fernandes, que brindou todos os presentes com o já habitual Hino do Agrupamento e também com o tema “Liberdade”. Como extra houve ainda a apresentação de uma rapsódia com temas icónicos associados à revolução dos Cravos.
A bibliotecária, prof.ª Filomena Branco e o subdiretor, prof. José Barbosa, foram os apresentadores de serviço.