1.º Momento
Os alunos do 9.º ano de escolaridade foram ao teatro (Lavra) e assistiram à representação do Auto da Barca do Inferno (ou Auto da Moralidade), uma complexa alegoria dramática de Gil Vicente, representada pela primeira vez em 1517. Os especialistas classificam-na como moralidade, mesmo que muitas vezes se aproxime da farsa. Ela proporciona uma amostra do que era a sociedade lisboeta das décadas iniciais do século XVI, embora alguns dos assuntos que cobre sejam pertinentes na atualidade.
Diz-se “Barca do Inferno”, porque quase todos os candidatos às duas barcas em cena – a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glória, com o Anjo – seguem na segunda. De facto, contudo, ela é muito mais o auto do julgamento das almas.
2.ºMomento
Pausa para almoço num centro comercial, onde os alunos escolheram o local para tomarem aa refeição, havendo tempo para convívio.
3.º Momento
Visita ao Jardim Botânico do Porto, onde foi criada a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva. alargou o seu leque. Ao percorrer a história deste espaço, bem como a sua ligação à escrita ímpar de Sophia Mello Breyner Andresen, uma ilustre portuense, os alunos dialogaram com a guia sobre vários aspetos relacionados com a diversidade que nos rodeia….na natureza…..na vida animal…..e também relacionada com a componente humana.