O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é um dia internacional em que se recorda as vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazis e seus adeptos que ceifou a vida de milhões de judeus, ciganas, polacos e homossexuais, pessoas com deficiência, comunistas e outros. Ocorreu em plena II Guerra Mundial.
Foi designado ao dia 27 de janeiro, pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de novembro de 2005, durante a 42ª sessão plenária desta organização.
A resolução veio após a sessão especial realizada em 24 de janeiro de 2005, durante a qual a Assembleia Geral marcou o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração e do fim do Holocausto. 27 de janeiro é a data, em 1945, que marca a liberação do maior campo de extermínio nazi, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.
O Holocausto foi a prova viva que o ser humano não tem limites.
Muitas das pessoas que sobreviveram ao Holocausto hoje em dia gostam de contar as suas histórias ao mundo para vermos como foi a sua experiência de estar lá, a partir de vídeos ou até mesmo de palestras para mostrar mais da realidade dos campos de concentração. Uma pessoa que não sobreviveu ao Holocausto e que nos deixou um registo escrito foi a Anne Frank com o livro “O Diário de Anne Frank”. Excerto de um trabalho escolar da turma 9.ºA