A escola decidiu celebrar este dia em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR). Deste modo, realizou-se uma atividade com os cavalos da GNR, cuja parceria resultou num momento de grande ligação, tanto com os agentes como com os cavalos. Esta atividade teve como objetivo estabelecer uma interação dos alunos com os cavalos, no sentido de despertar os afetos, os sentimentos e as emoções, uma vez que, os sentimentos assumem um papel importante para o desenvolvimento harmonioso das crianças.
Uma educação para os afetos tem como objetivo agir de modo preventivo, uma vez que os alunos ao adquirirem competências sociais e pessoais tornar-se-ão capazes de avaliar, expressar e adequar as suas emoções, comportamentos e atitudes.
Mediante o exemplo de uma escola que inclui a educação emocional e que gradualmente vê resultados nos comportamentos dos alunos, pode-se considerar que este tipo de educação vai revelando aspetos positivos no desenvolvimento das crianças. Achamos essencial perspetivar um ensino para os afetos para que na escola coabite um ambiente harmonioso com o objetivo de formar seres humanos preparados para reagir emocional e inteligentemente em situações adversas.
Esta atividade superou os objetivos e expectativas tanto dos alunos, como dos restantes intervenientes.