No âmbito do Festival de Curtas de Ciência, o Clube Ciência Viva do nosso agrupamento apresentou ontem a concurso o filme “A Casa do Moleiro”.
A Casa do Moleiro de Vila Nova do Campo é um raro exemplar de moinho de água em funcionamento na nossa região. A sua principal característica é a utilização, em simultâneo, de turbinas horizontais e de uma azenha vertical, como forma de rentabilização dos recursos hídricos. Estas são as estruturas mais primitivas de aproveitamento de energia cinética.
Com a importância crescente dos cereais na nossa dieta alimentar, os moinhos foram, durante séculos, a única forma de moagem. Hoje, constituem um património cultural importante, desde logo, pelo excelente exemplo de soluções de aproveitamento energético equilibrado e de respeito pela natureza. Este moinho, memória viva do nosso património local, importa conhecer e divulgar, para melhor ser preservado.
Ficamos agora à espera do resultado do concurso, mas a realização do filme e a participação no referido festival é já um sucesso.