Para sensibilizar e incentivar os alunos a identificarem obstáculos e desafios inerentes à promoção da igualdade de oportunidades, o Instituto Nacional para a Reabilitação promove desde 2003/2004 o Concurso “Escola Alerta”, para sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para esta problemática.
Pela primeira vez o nosso agrupamento está a participar no referido concurso. A turma 9.ºC tem um aluno com necessidades educativas, o Gonçalo, que gosta de um espaço existente na escola sede, mas que está muito degradado. O mesmo espaço é igualmente frequentado pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, concretamente os alunos autistas.
A turma lembrou-se de elaborar um plano e pedir apoio dos docentes e outros elementos da comunidade educativa para melhorar o espaço e torna-lo mais atrativo e funcional, um local onde fosse possível trabalhar a integração em vertentes multifacetadas.
Os dados do projeto são:
I – DESIGNAÇÃO DO TRABALHO: “ A horta do Gonçalo”
II – OBJETIVOS DO TRABALHO:
– Fomentar aprendizagens em cooperação e interajuda numa atividade que promove a cidadania ativa;
– Promover práticas mais ativas
– Promover a igualdade de oportunidades de acesso ao currículo;
– Promover a equidade e a inclusão;
– Fomentar aprendizagens para uma melhor transição para a vida pós-escolar;
-Realizar atividades reais em contextos reais.
III – METODOLOGIA UTILIZADA: trabalho de projeto .
IV – RECURSOS UTILIZADOS
HUMANOS: professores, alunos e assistentes operacionais.
MATERIAIS: Paletes, tintas, rolos e pincéis para pintar; Parafusos; Máquina de aparafusar; Martelo; Pregos; Agrafador de parede, relva artificial; Plásticos grossos; Terra; Plantas variadas; Sementes variadas; Compostor (recolha de elementos variados para colocar no compostor, incluindo restos de comida/cascas da cantina, etc); Pneus; Manta anti ervas.
V – RESULTADOS OBTIDOS
PONTOS FORTES: Ser um trabalho prático. Permitiu que todos os alunos da turma se pudessem envolver na concretização do projeto (nomeadamente um aluno com necessidades especificas, valorizando de forma muito positiva a sua participação e envolvimento). É um projeto com uma componente prática, cujas aprendizagens podem ser avaliadas dentro da disciplina e outras áreas e que é para ser desenvolvido ao longo de todo o ano (projeto de continuidade). Permitiu a melhoria de um espaço que estava completamente abandonado.
PONTOS FRACOS: O tempo para apresentar alguma evolução no projeto desenvolvido foi escasso. As condições climatéricas nem sempre ajudaram para que tivéssemos resultados ainda mais visíveis. Nem sempre tínhamos o material necessário para fazer uma determinada intervenção no imediato
E o trabalho começa a dar frutos como se podem ver nas imagens já com as alterações efetuadas. Mas também no vídeo que mostra o antes, o processo e o depois.
Há ainda muito trabalho a fazer…..mais plantações, criar um espaço de lazer e relaxamento.