No dia 22 de abril, celebrou-se o Dia Mundial da Terra, assinalado pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar para os problemas da sobrepopulação, da poluição e da importância da conservação da biodiversidade. Os alunos do 2.º e 3.º ciclos reuniram embalagens e ajudaram a organizar uma exposição intitulada “Dia Mundial … de que Terra?”, onde se pretende refletir sobre a ação humana na Terra, tendo em conta a evidente ameaça global ao nosso planeta: Que Terra queremos hoje? Que Terra queremos deixar às gerações futuras?
O primeiro antecedente deste dia remonta a 1968, quando o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos organizou uma conferência ambiental para estudantes de todo o país e o sucesso foi tal, que se desenvolveram várias iniciativas sobre a importância da ecologia e do cuidado com o ambiente. No dia 22 de Abril de 1970, a primeira de muitas manifestações a favor do ambiente abriu caminho para a criação da Agência de Proteção Ambiental (EPA), por parte dos EUA. Posteriormente, em 1972, realizou-se a “Cimeira da Terra de Estocolmo”, primeira conferência internacional sobre o ambiente onde se debateram temas, como poluição atmosférica e consumo excessivo dos recursos naturais.
Em 2009, as Nações Unidas proclamaram a data de 22 de abril como um acontecimento oficial, obrigatoriamente assinalada por todos os países. Esta foi a data escolhida, uma vez que não coincidia com períodos de exames ou de férias, nem com compromissos religiosos e existia a probabilidade de bom tempo para comemorações. Desta forma, o universo dos alunos e professores seria uma alavanca para a sua dinamização.
O planeta Terra encontra-se numa crise ambiental sem igual por razões antrópicas! O aquecimento global, a desertificação, os vários tipos de poluição (da água, do solo e da atmosfera), a sobre-exploração e esgotamento dos recursos naturais, entre outros, colocam em risco o futuro do nosso planeta e das suas espécies e, caso a ação humana não mude de direção, ocorrerá a extinção em massa de 75% das espécies do planeta, nas quais se inclui a nossa espécie!