O Dia do Autor Português comemora-se, anualmente, a 22 de maio, desde 1982. Esta comemoração tem como objetivo primordial homenagear aqueles que colaboram ativamente para o desenvolvimento da cultura e para o progresso da comunidade, nas mais diversas áreas artísticas. Foi no âmbito desta comemoração que recebemos no nosso Agrupamento Nuno Higino.
Numa viagem que parou em várias estações da sua vida pessoal e profissional, o poeta partilhou connosco histórias e experiências da sua vida: a inspiração que lhe vem de tudo o que o rodeia, a Poesia, a Natureza, o olhar (junto com o ver) que é tão necessário às artes, como a Arquitetura, a enorme importância da Liberdade, que deve ser sempre celebrada… Citou, até, um verso da canção “Liberdade”, da autoria do professor João Fernandes, com que os alunos do 4.º ano, da professora Ana Maria, acompanhados pelo professor Marco Cunha, lhe deram as boas-vindas: “Ainda não está tudo cumprido”. Também por não estar ainda tudo cumprido, Nuno Higino despediu-se dos alunos presentes com um apelo para que nunca esqueçam o 25 de abril.
Os alunos não esquecerão, com certeza, o 25 de abril, nem deixarão de honrar a sua herança, como também não esquecerão este encontro, a poesia e os bonitos momentos de partilha que tiveram lugar. Ao autor / escritor / poeta (e mais uns quantos ofícios) Nuno Higino, os nossos sinceros agradecimentos!
Antes de ir embora o poeta Nuno Higino ainda visitou a exposição “Caminhos que levaram à Liberdade”, tendo elogiado a escola pela forma como encarou a comemoraçãodocinquentenáriodo25 de abril.