Há muitos anos que o Agrupamento de Escolas de São Martinho termina o ano letivo com uma iniciativa multifacetada, com uma forte componente formativa e cultural e procurando envolver toda a comunidade educativa
Este ano, partindo da comemoração do cinquentenário da Revolução dos Cravos, a iniciativa designou-se “VIVER a LIBERDADE” e teve o ponto alto no passado dia 1 de junho, com um desfile de todas as escolas do agrupamento, uma feira com muitas tasquinhas cargo das Associações de Pais e grupos escolares, bem como tendas com artesanato e outras de associações com caráter social e cultural.
Já de noite foi a vez do tradicional sarau com atuações de alunos de todas escolas: danças canções e grupos de cavaquinhos . Atuaram também alguns alunos que participaram no Caça Talentos.
O balanço é francamente positivo, na medida em que o evento, uma referência local, foi bem partilhado com diversos parceiros e teve uma forte participação da comunidade educativa, bem como de familiares e amigos.
Viver a Liberdade contou com a presença de muitos convidados, que assistiram maravilhados ao desfile, entre os quais se encontrava a Vereadora da Educação, Sílvia Tavares, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Campo, Marco Cunha, da diretora do Centro de Formação de Professores, Graça Carneiro, a diretora do agrupamento D. Afonso Henriques, Severina Fontes e os representantes das Associações de Pais, que estiveram na tribuna de honra ao lado do diretor Luís Oliveira e do presidente do Conselho Geral, António Figueiredo. Para além de muitos militares, estátuas da Liberdade e fatos dos anos setenta realce também para as mensagens que os alunos finalistas levaram nas mãos, entre as quais «SEMPRE É HORA DE FAZER O QUE É CERTO», de Martin Luther King.