A aplicação do Projeto Educativo, cujo lema inicia este apontamento deverá estar centrada nas diferentes escolas do Agrupamento, a fim de conquistar cada vez mais os seus interlocutores. Reveste-se de particular importância a nova gestão flexível do currículo na qual o agrupamento pretende mais uma vez assumir um caráter pioneiro, apostando em áreas curriculares inovadoras e potenciadoras do espírito crítico, do empreendedorismo, da criatividade e da autonomia.
Neste sentido, com o objetivo de melhorar a praxis educativa assumem particular destaque os referenciais internos construídos na área da educação para cidadania, saúde, ambiente, proteção civil, artes & humanidades, educação especial (inclusão) e biblioteca escolar.
Propomos que os alunos adquiram conhecimentos, revelem competências, interiorizem valores e melhorem atitudes, através dos referenciais educativos que se seguem, acreditando igualmente no envolvimento de toda a comunidade educativa:
1. Educação para a Cidadania – preparar cidadãos ativos, com caráter reflexivo, espírito crítico e solidário. De algum modo será o culminar de todas as outras abordadas de uma forma transversal, mas também nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, em Projeto Interdisciplinar, nas Oficinas, nos Clubes e no Desporto Escolar.
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2. Educação para a Saúde – preparar os alunos para o bem-estar físico, pessoal e social e para a saúde, em hábitos quotidianos, na alimentação, prática de exercício físico e sexualidade;
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3. Educação para o Ambiente – preparar os alunos para uma maior consciencialização e responsabilidade ambiental e social, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e harmonioso de componentes associadas à ecológica e bem-estar animal, ao consumo e literacia financeira;
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4. Educação para a Arte e Humanidades – preparar os jovens para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na dignidade humana e nos direitos de cada indivíduo, abordando-se temas como os Direitos do Homem, as Instituições, a Igualdade de Género, a Interculturalidade, o Mundo do Trabalho; olhar ainda a dimensão artística como algo importante na cultura e vida das comunidades, reconhecendo-lhe o caráter universal e intemporal;
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5. Educação para a Proteção Civil – preparar os alunos para situações de risco, em casa, na escola, nos espaços públicos, mas levá-los a refletirem sobre questões de segurança nacional e mundial, bem como de segurança rodoviária e de outras catástrofes naturais e acidentais;
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6. Educação para a Inclusão – preparar os alunos para viverem e conviverem com outros jovens e adultos com necessidades educativas especiais, mas também com a multiculturalidade e diversidade;
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7. Educação com recurso às bibliotecas escolares – preparar os alunos para melhorarem competências que os auxiliem a transformar a informação em conhecimento, através de diversos instrumentos de pesquisa promotores de melhorias comunicacionais, sendo um bom exemplo o funcionamento dos media;
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8. Educação para as tecnologias de comunicação e informação – a definir posteriormente.
Os referenciais educativos apresentados devem estar presentes no trabalho a desenvolver nas escolas do Agrupamento, em atividades curriculares e de complemento curricular. Sempre que possível, estes devem abrir-se aos pais e encarregados de educação dos alunos bem como à comunidade envolvente, através de visitas de estudo, na realização de intercâmbios escolares, de palestras temáticas que as escolas possam realizar, acolhendo pessoas qualificadas para os temas a abordar.
O sucesso das escolas do Agrupamento passa por este sentir, conhecendo, compreendendo, cativando e construindo!...
Neste sentido, com o objetivo de melhorar a praxis educativa assumem particular destaque os referenciais internos construídos na área da educação para cidadania, saúde, ambiente, proteção civil, artes & humanidades, educação especial (inclusão) e biblioteca escolar.
Propomos que os alunos adquiram conhecimentos, revelem competências, interiorizem valores e melhorem atitudes, através dos referenciais educativos que se seguem, acreditando igualmente no envolvimento de toda a comunidade educativa:
1. Educação para a Cidadania – preparar cidadãos ativos, com caráter reflexivo, espírito crítico e solidário. De algum modo será o culminar de todas as outras abordadas de uma forma transversal, mas também nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, em Projeto Interdisciplinar, nas Oficinas, nos Clubes e no Desporto Escolar.
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3. Educação para o Ambiente – preparar os alunos para uma maior consciencialização e responsabilidade ambiental e social, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e harmonioso de componentes associadas à ecológica e bem-estar animal, ao consumo e literacia financeira;
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5. Educação para a Proteção Civil – preparar os alunos para situações de risco, em casa, na escola, nos espaços públicos, mas levá-los a refletirem sobre questões de segurança nacional e mundial, bem como de segurança rodoviária e de outras catástrofes naturais e acidentais;
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Os referenciais educativos apresentados devem estar presentes no trabalho a desenvolver nas escolas do Agrupamento, em atividades curriculares e de complemento curricular. Sempre que possível, estes devem abrir-se aos pais e encarregados de educação dos alunos bem como à comunidade envolvente, através de visitas de estudo, na realização de intercâmbios escolares, de palestras temáticas que as escolas possam realizar, acolhendo pessoas qualificadas para os temas a abordar.
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