Dia Internacional da Lembrança do Holocausto ou Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é o dia em que se recordam as vítimas provocadas pelo genocídio cometido pelos nazis e que ceifou a vida de milhões de pessoas judias, ciganas, mas também homossexuais e deficientes, entre outros.
Foi designado o dia 27 de janeiro, pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de novembro de 2005, durante a 42ª sessão plenária desta organização.
A resolução veio após a sessão especial realizada em 24 de janeiro de 2005, durante a qual a Assembleia Geral marcou o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração e do fim do Holocausto.
A razão de ser este dia o escolhido prende-se com o facto de ter sido a 27 de janeiro de 1945 que se deu a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.
Na escola sede do agrupamento temos uma exposição comemorativa, com uma árvore simbólica, texto e imagens, um trabalho realizado pelos alunos. Este tema é habitualmente abordado nas disciplinas de História, Geografia, Educação Moral e Religiosa Católica e, naturalmente, em Cidadania e Desenvolvimento.