Sou um desporto de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos, dos quais destaco, para além de mim, o bowling e a petanca.
Fui introduzido em Portugal, em 1983, durante um curso organizado pela APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), em estreita colaboração com a CP- ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).
As vertentes do meu jogo, vão do lazer e recreação até ao mais alto nível de competição e estou neste âmbito, reconhecido pelas entidades oficiais a nível mundial, tendo sido eleito como desporto Paralímpico.
O objetivo deste magnífico desporto é colocar as bolas de cor (tenho seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador, para dentro de um campo (10 x 6 metros).
O jogo é dirigido por um árbitro que dará instruções aos jogadores para que todas as regras sejam cumpridas.
Não há limite de idade para a minha prática, sou um jogo misto e posso ser jogado por pessoas portadoras ou não de incapacidades/deficiências físicas/motoras, intelectuais e jovens ou idosos. Os meus materiais, assim como as regras, foram adaptados/as, para possibilitar a prática a essas pessoas. De acordo com as dificuldades/incapacidades de cada jogador, podem ser utilizadas ajudas técnicas e/ou pessoais (calhas; ponteiros).
A habilidade e a inteligência, tornam-se fundamentais no desenvolvimento das jogadas, assistindo-se muitas vezes a um verdadeiro espetáculo de alternância da vantagem, através da aplicação de técnicas e táticas adequadas a cada circunstância.
Em resumo:
De um modo geral, o Boccia contribui para o desenvolvimento do equilíbrio, para trabalhar a lateralidade, a coordenação óculo manual, contribuindo para manter ou amentar as amplitudes articulares. É um jogo que estimula a inteligência e raciocínio, pela importância na utilização de diversas estratégias
que prossupõe um conjunto de técnicas e táticas.
O Boccia pode ser jogado individualmente, em pares e em equipas de 3 jogadores em campo.
Venham experimentar-me!
Texto adaptado por: Adriano Costa – Treinador